domingo, julho 11, 2010

O COMPORTAMENTO DAS PESSOAS NAS EMPRESAS

Este assunto pode ser abordado de diversas formas e ângulos. Hoje vamos falar um pouco sobre comportamento intra (dentro de) e inter (entre as). A forma como as pessoas constroem sua rede de significados e valores durante os primeiros períodos de vida determinam a forma como se relacionarão enquanto adultos. O relacionamento entre pessoas e nas empresas é sempre um assunto polêmico, pois, interfere em planos e missão da organização. É complexo controlar as percepções e idéias das pessoas no processo produtivo. Por esse motivo apenas empresas que possuem comunicação clara, regras firmes e respeitadas por todos, ambiente adequado conseguem melhorar produtividade. Uma empresa em que os gestores não se comunicam adequadamente e em que as regras não são claras e nem firmes não é um ambiente que potencializa a produção. Gestores que não tem claro seus objetivos, que não conseguem separar vida pessoal da profissional tendem a criar clima organizacional ruim, da mesma forma, os trabalhadores. Uma empresa é constituída de pessoas e processos. Para os processos fluírem com alta produtividade é necessário que as pessoas estejam motivadas para os objetivos e dispostas a fazer mais do que a função exige, a isso chama-se compromisso e motivação. O comportamento das pessoas nas empresas é que constrói a identidade e a cultura organizacional e essa identidade passa a ser, também, a identidade dos trabalhadores. Parece simples falar desse assunto, mas, explicar, prever e controlar comportamento humano e altamente complexo. Essa complexidade e a condição das organizações e das pessoas responsáveis pelas pessoas em seu interior de atuar positiva e firmemente sobre os comportamentos é que determinarão o sucesso tão esperado. Sucesso é conquista que leva tempo e exige persistência. Uma boa idéia pode levar um grupo de pessoas a conquistarem clientes rapidamente, mas, isso não significa sucesso empresarial. Para o sucesso é preciso manter a organização e suportar as dificuldades relativas à adaptação entre os desejos dos trabalhadores e dos gestores, assim como, suas necessidades. As chamadas organizações que aprendem são aquelas que conseguem flexibilidade suficiente para ajustar-se ao ambiente e ao contexto, tanto interno quanto externo e ainda atender com qualidade a todos os objetivos envolvidos com o trabalho. Assim, sucesso só é possível conquistar e manter por muito tempo, quando tanto trabalhadores quanto empregadores estão felizes com seus resultados. Pensem nisso!