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sexta-feira, janeiro 23, 2009
A SELEÇÃO ADEQUADA AO CANDIDATO
Analisando a realidade local e a seleção de pessoal: Quanto ao trabalhador: a queixa das empresas quanto ao despreparo comportamental e técnico das pessoas da região se confirmam. A questão do atendimento é deficitária em função de algumas incompetências mentais e relacionais. O trabalhador em serviços, comércio e industria têm dificuldade lógico-matemáticas. O pensamento sofre de certa “preguiça mental”. São arredios e secos no atendimento, apesar de sorridentes. Creio que o comportamento deve-se á insegurança na informação (não conseguem memorizar tudo o que receberam e assim, criam um script mental reduzido), não têm autonomia para pensar soluções e atender ao interesse do cliente (vários fatores explicam esse comportamento, entre eles, a dificuldade dos gestores em delegar). Apesar de comum o sorriso largo e expressões carinhosas no atendimento, o trabalhador não consegue desenvolver uma prática que satisfaça por não pensar a venda e por não terem informações suficientes que possibilite solução acabam atendendo bem a quem já deseja comprar, antes de buscar vender (no restaurante o garçom entrega o pedido e não, vende o cardápio). Na indústria o comportamento é automatizado. Poucos trabalhadores pensam em conhecer mais sobre sua prática e crescer (entrega-se pedido ao invés de captar clientes). Quanto ás agencias de emprego existe despreparo: igual atendimento de candidatos á vagas operacionais, administrativas e especializadas. Pessoal responsável por seleção agem diante de um currículo especializado e com formação altamente qualificada da mesma forma que agem diante de um candidato operacional. Um erro crasso, já que, o profissional especialista pode e deve também escolher a empresa e não apenas ser escolhido. As informações nos anúncios e nas entrevistas não permitem ao especialista escolher a empresa. Resultado Geral: tanto os trabalhadores candidatos quanto os trabalhadores selecionadores possuem pouca qualificação. O que acaba nivelando por baixo o profissional local. A percepção de quem seleciona define quem será selecionado. Se o selecionador não tem conhecimentos amplos sobre sua prática acabará escolhendo mal. A percepção das empresas requisitantes é de que o lugar não oferece pessoal preparado, assim, trazem pessoal qualificado de fora. Uma boa seleção é garantia de bons resultados para a empresa gerando menos custo com constantes trocas de pessoal e de treinamento. Pensem nisso!.
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