sexta-feira, maio 15, 2009

A FIDELIZAÇÃO entre empresas, empregados e clientes

Criar uma marca e um produto que seja fidelizador implica em desenvolver uma qualidade que empresas e empregados buscam, mas, ainda não conquistaram totalmente. Ser capaz de trabalhar e pensar em grupo, abrir mão de idéias próprias em prol das construídas pelo trabalho da equipe. Atualmente algumas das grandes indústrias e grandes conglomerados conseguem atuar de forma uníssona com os fornecedores de matéria-prima, de modo a que produzam aquelas que melhor atenda ás exigências da produção diferenciada e ainda, satisfazer clientes exigentes. Isso é uma conquista: pensar o produto final desde o momento em que as matérias primas envolvidas estão em processo de elaboração. Isso significa realmente produzir em cadeia integrada e quem agradece e transforma-se em fiel consumidor, é o cliente. Essa é uma relação de confiança, de interdependência, de valorização de talentos e pessoas que garantem supremacia de mercado. Ser fiel não é só para namorados. Quando, como clientes, adquirimos um determinado produto em uma loja e exigimos determinada marca estamos demonstrando que somos fiéis ao produto, á marca e á industria que o faz. Comigo aconteceu uma situação que uso para mostrar como é: há uns 15 anos a Boticário tinha um perfume chamado “Athena” que eu usava desde seu lançamento. Sempre gostei dos produtos Boticário, mas, sempre gostei de usar apenas um perfume e demoro para encontrar aquele que eu entenda que me expresse, aquele que as pessoas dizem que “é a minha cara”, bem, o Athena tinha isso e nos dávamos muito bem. Sempre que podia comprava dois ou três frascos com medo de não encontrar em locais por onde viajava ou de não ter tempo de comprar e o meu acabar. Certo dia, meu estoque acabou e precisei renovar. Fui a uma loja Boticário e solicitei meu perfume. A pessoa que me atendeu, com toda tranqüilidade, responde que, ele não existia mais, que a Boticário o havia tirado de linha. Senti-me traída. Sou uma cliente que tem cartão fidelidade Boticário. Disse á atendente: por que não me avisaram que ele ia sair de linha, eu teria comprado vários? E ela, sem considerar muito o meu pesar diz-me que não havia aquele, mas, vários outros foram lançados começando a me mostrar. Sai da loja indignada e decidida a nunca mais comprar produtos Boticário por que a empresa não havia demonstrado o menor cuidado com o significado de seu produto para mim. Isso é agregar valor. Pensem nisso!

Nenhum comentário: