quinta-feira, setembro 10, 2009

A COMUNICAÇÃO INFORMAL NAS EMPRESAS

Todo ser vivo comunica-se de alguma forma. Os seres humanos utilizam complexas formas de comunicação. No interior das empresas podemos presenciar o uso de todas essas complexas formas de troca de informações entre pessoas. Já sabemos que é no trabalho e entre colegas que passamos a maior parte de nosso tempo. Assim, é nesse ambiente onde acontecem nossas maiores trocas de informações e conhecimentos. Dentro de uma empresa a comunicação da rede informal é a mais forte e considerada a mais confiável por 75% dos trabalhadores. Sabemos que, a rede de rumores, como também é conhecida a comunicação informal dentro das empresas, é forte e pode criar ambientes muito positivos ou muito negativos com relação á clima. A comunicação informal através da linguagem não verbal pode levar uma empresa a sérios prejuízos. Basta prestarmos atenção á linguagem do corpo de um vendedor quando perguntamos a ele sobre a qualidade ou confiabilidade de algum produto ou serviço. Se o trabalhador confia na sua empresa e no produto que oferece rapidamente defenderá a ambos, olhará nos seus olhos, parecerá seguro, responderá suas perguntas com segurança. Se o trabalhador não confia na empresa ou no produto ele repetira um script, não olhará nos olhos, mostrará tensão facial, torcerá boca, olhos ou nariz, ficará agitado, hesitará movimentando-se de forma a sair de seu ângulo de visão. Pequenos sinais que confirmam no corpo o que a boca está argumentando. Um piscar de olhos, um gesto agitado de mãos ou pés, um remexer na cadeira, um ir e vir pelo ambiente. Pequenos detalhes que comunicam mais que palavras. A comunicação entre as pessoas é um instrumento fortíssimo de sucesso ou insucesso em qualquer ambiente de relação. Dentro dos espaços de trabalho ela pode determinar permanência ou não de um trabalhador, a forma de abordagem do cliente, a construção da imagem e da marca da empresa, a qualidade dos relacionamentos internos e externos, a coesão das equipes, a manutenção da cultura da empresa e da sua historia, a transmissão de informações seguras ou não, o compromisso entre trabalhadores e proprietários. Sucesso e insucesso são compostos de comunicação e a partir dela – emoções. Componente inegável entre pessoas. Na psicologia sabemos que aquilo que se diz é sempre menos importante que a linguagem corporal ou não-verbal. O que é dito já passou pela organização consciente, sofreu controle. O não dito fala mais das pessoas que suas palavras. Pensem nisso!

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