sexta-feira, fevereiro 26, 2010

COMO MUDAR A PRÁTICA DE GESTÃO DE UMA EMPRESA PEQUENA QUE QUER CRESCER?

Por aqui empresas de prestação de serviço é maioria e a característica principal é que são familiares compostas por casal proprietário, filhos e poucos empregados. Uma pequena empresa familiar acaba reproduzindo as formas de pensar e relacionar do casal que a mantém. Assim, é comum o clima ser “de família” o que nem sempre é bom, pois, sabemos que os maiores conflitos e as dificuldades de comunicação acontecem dentro das famílias. Uma empresa familiar e ainda pequena acaba apresentando os mesmos problemas que existem entre o casal e entre esses e seus filhos com o acréscimo de algumas pessoas estranhas ao DNA. É característico dessas empresas, o aprender fazendo e a tentativa de repetir ações que dão certo e evitar as que saem errado. É característica também a repetição do que deu certo sem o conhecimento dos fatores que motivam a ação, é o que chamamos de empírico, ou seja, tentamos algo, erramos e evitamos, acertamos e repetimos, sem saber por que, portanto, sem cientificidade. Os empregados geralmente desconhecem os motivos das exigências dos patrões, fazem por que ele disse que tem que ser assim e se ele resolve mudar não existe uma explicação consistente sobre os motivos. Os humores dos donos da empresa determinam o comportamento das pessoas que nela trabalham e também a sua forma de relacionamento com os clientes. Mas, toda empresa que começa pequena quer crescer. Todo dono ou dona de empresa que começa com seu parceiro e filhos quer ampliar, quer ser maior e ter mais empregados e mais riquezas. O desafio é transformar uma pequena empresa familiar, sem métodos e disciplinas de gestão em uma empresa familiar que se baseia em métodos científicos para manter-se, crescer e fortalecer no mercado. Geralmente, quando os donos de uma pequena empresa familiar percebem que algo não vai bem e que precisam melhorar para crescer e já reconhecem a importância do trabalho de profissionais convidam alguma empresa ou consultor para auxiliar. Os problemas começam quando esse profissional identifica, e é muito comum, que as dificuldades na organização dos processos estão localizadas nos proprietários. Eles querem crescer e melhorar lucro, mas, têm grande dificuldade em aceitar que para isso precisam mudar a si mesmos e a forma como se relacionam com a empresa e com seus empregados. A mudança da gestão sempre é a partir dos gestores. Pensem nisso! Continuamos depois.

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