segunda-feira, junho 22, 2009

O QUE É CRISE PARA UNS É OPORTUNIDADE PARA OUTROS

Qual é o foco de suas percepções? No problema ou na solução? Pessoas percebem e priorizam circunstancias e situações de forma diversa. Algumas diante de uma dada situação focalizam o problema e criam defesas. Outras, focalizam a solução e pensam formas de aproveitar oportunidades. Os EUA estão em crise e focalizam no problema, buscam desesperadamente criar barreiras para não perderem sua força e fecham-se, evitando maiores perdas. Os Chineses diante da crise produzem oportunidades. Como os maiores credores americanos desencadeiam negociações e adquirem ícones da força econômica americana. Desenvolvem programa de crescimento e ainda criam formas de ajudar os EUA a manterem sua condição de força, pois, como credores têm interesse em que os americanos consigam pagar suas contas. Assim, injetam recursos, mas, mudam a realidade das relações estabelecidas até o momento. Penso que daqui a 5 anos a realidade econômica mundial será absolutamente diferente do que temos até hoje. A crise econômica mundial atual produzirá um reordenamento do capital e da produção. Sou da área da educação e tenho escutado de colegas o discurso da crise como o responsável pelo sumisso do cliente – 0 aluno. Vejo de forma diferente o momento: as grandes empresas realmente estão dispensando pessoas, mas, não dispensam aquelas que têm conhecimentos. Dispensam os trabalhadores que não fazem diferença alguma, que não acrescentem capital intelectual. Essas pessoas, em sua maioria estão perdendo os trabalhos por que, na avaliação de desempenho, não adquiriram capital intelectual suficiente para agregar ao ativo da empresa e, portanto, não têm força de negociação. Assim, para a educação a crise econômica é importante por que gera uma demanda por qualificação, formação acadêmica, aquisição de novos conhecimentos. Há tempos sabemos que, o trabalhador que não se atualiza, que não faz leituras, que não tem cultura geral e conhecimentos específicos, que não aprendeu novas formas de solucionar velhos problemas, está fadado a perder lugar no mercado por que suas soluções são repetitivas e conservadoras – “sempre deu certo assim”. Com a necessidade de priorizar pessoal e focar na qualidade da produção e atendimento, o mercado vai absorver pessoas que agregam valor, que tenham bom vocabulário, argumentos e pensem rápido. Você se preparou para esse momento? Se não, perder o trabalho pode ser a oportunidade para preparar-se melhor. Pense nisso!

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