sexta-feira, julho 10, 2009

AS EXPECTATIVAS DA EMPRESA E DOS SEUS TRABALHADORES

Existe, geralmente, muita diferença e enorme distancia entre as expectativas das empresas com relação aos seus trabalhadores e destes com relação a empresa. Esse é o desafio das equipes responsáveis pela seleção e manutenção das pessoas dentro das empresas. Por que isso acontece? São inúmeros os fatores e a maioria está relacionada á forma como o trabalhador percebe a empresa. Vamos elencar alguns: O TRABALHADOR busca a empresa por melhores salários, por proximidade com sua residência, por que a empresa é conhecida, por que a namorada ou namorado trabalha nela, por que seu melhor amigo ou amiga trabalha lá, por que eles oferecem restaurante, por que tem plano de carreira, por que um amigo ou amiga conseguiu o trabalho, por que o trabalho é simples e você não será muito exigido. A EMPRESA escolhe o trabalhador por que ele apresenta habilidades que são importantes para seu crescimento, por que ele tem conhecimentos que irão contribuir, por que a empresa precisa mudar sua imagem e produzir melhor, por que espera-se que a aquisição signifique mais lucro, por que o talento do trabalhador é uma forma de garantir sucesso em determinado setor da produção. È muito difícil ouvir de um trabalhador que ele entrou para determinada empresa por que sente que poderá contribuir com seu crescimento. Assim como é difícil ouvir do trabalhador que ele entra para determinada empresa para ajudá-la a crescer, a mudar indicadores de sucesso. É difícil também ouvir do trabalhador que ele escolheu essa ou aquela empresa por que confia nela e acredita no seu potencial e quer fazer parte de seu crescimento contribuindo com isso. As expectativas da empresa quando contrata são, geralmente, muito diversas das expectativas do trabalhador quando aceita o emprego. Por isso, depois que o trabalhador entra na empresa muito comumente, começa a sentir-se pressionado, cobrado, começa a sentir-se mal com a empresa. Estranho isso não?!. Ocorre de empresa e trabalhadores viverem esse mal-estar por longos períodos. Normalmente o trabalhador não busca saber o que a empresa espera dele antes de aceitar o trabalho e é isso que provoca os conflitos internos. Isso deveria ficar claro no momento da seleção. Seria de bom alvitre que o contrato psicológico ficasse claro em ambas as direções. Assim, seria ético que o trabalhador reconhecesse não estar hábil a contribuir, recusando o emprego e evitando gastos e perda de tempo. Pense nisso!

Nenhum comentário: